"Amarração" é uma das obras expostas. Foto: Andressa Bittencourt |
Borracha, ferro, fibra de vidro e madeira são alguns dos materiais utilizados nas esculturas de grande, média ou pequena dimensões. De acordo com o titular da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult BA), Albino Rubim, a obra de Cravo "transita entre a cultura internacional e o local".
Trazendo obras de inspiração nas crenças, tradições, costumes e mitos populares, o trabalho de Mario Cravo Jr. reflete a "essência do povo". Um documentário sobre a vida e a obra do escultor também faz parte da mostra, além de textos de Jorge Amado e do artista plástico Carybé.
Expoente
Mario Cravo Jr. é considerado o maior expoente da modernidade baiana dos anos 40 e 50.
Sua primeira exposição individual aconteceu em 1947, pouco antes de se mudar para Nova York, onde instalou um ateliê. O escultor morou também em Berlim, em 1964. No Brasil, fez parte da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia, ao lado de Carlos Bastos (1925), Genaro (1926 - 1971) e Carybé (1911 - 1997).
Outras obras do artista podem ser contempladas no Espaço Cravo - Parque das Esculturas, localizado no Parque de Pituaçu (Av. Jorge Amado, Graça, Salvador - Bahia).
Serviço
Exposição Mario Cravo Jr. EsculturasQuando: Janeiro de 2014
Onde: Palacete das Artes, Rua da Graça, 284, Graça, Salvador - Bahia
Realização: Palacete das Artes, DIMUS/IPAC/Secult/BA
Gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário