Andressa Bittencourt (andressabitten@opovo.com.br)
Cid Gomes participou da reinauguração da fábrica da Troller. Foto: Edimar Soares |
Com recursos próprios e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a fábrica passou por mudanças em todos os setores, segundo a Ford - dona da Troller. Elas vão desde a implantação de novos processos de estamparia, soldagem, pintura e montagem até a construção e reforma de instalações de apoio, como estacionamento, vestiários e restaurante para funcionários.
A ampliação da fábrica, que agora tem 21 mil m² de área construída e área total de mais de 95 mil m², vem acompanhada de uma proposta ambiciosa: dobrar a produção de veículos. A expectativa é que 2.640 seja o número de unidades produzidas anualmente com as novas instalações, em contraposição aos 1.200 veículos que são feitos hoje. A média de produção de unidades por dia de trabalho passou de sete para dez.
Rogélio Golfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul, afirma que a decisão de ampliar a fábrica foi reflexo da necessidade de mudança do Troller. “Nós precisávamos dar um salto de tecnologia tão significativo que não adiantava só inovar o produto, e sim toda a estrutura de produção”.
Na linha de montagem, foram instalados novos dispositivos, ferramentas e um novo sistema eletrônico para aperto e torque de parafusos. Além disso, a fábrica passou a contar com um processo de testes e validação de todo o conteúdo eletrônico dos veículos. A soldagem por robôs e a estampagem de peças por compressão a quente estão entre os novos sistemas adotados na manufatura.
Perguntado sobre os próximos passos da marca, Rogélio se limitou a dizer que há planos, mas que não serão relevados agora. O vice-presidente diz que a empresa está “diferente”. “Hoje temos sofisticação de ‘primeiro mundo’ sem perder as raízes nacionais”.
O lançamento do novo Troller T4 contou com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), do prefeito de Horizonte, Manoel Gomes de Farias (PSDB), do senador Inácio Arruda (PCdoB), além de jornalistas e convidados.
O governador disse estar contente com as inovações trazidas pela Troller, afirmando ter acompanhado a história da marca desde a idealização do primeiro veículo, ainda na década de 1990. Cid afirmou, ainda, que participa de trilhas off road em seus momentos de lazer. “Não há nada mais relaxante”, disse.
O novo Troller T4 está mais versátil
O vice-presidente da Ford na América do Sul, Rogélio Golfarb, explicou que uma das possibilidades de uso do novo Troller T4 é em segmentos diversos do off road, devido ao conforto e à resistência. “Ele continua sendo um veículo de nicho, mas por causa da tecnologia e da sofisticação, pode ser utilizado em outros setores, como na mineração e na área de energia, que têm instalações em terrenos complicados”, exemplificou.
As novidades do novo Troller incluem motor 3.2 turbodiesel de 200 cv, transmissão manual de seis velocidades, comando eletrônico de tração, traseiro autoblocante e freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD. O T4 deve chegar às concessionárias em agosto.
Números
2.640 Carros serão produzidos por ano na fábrica
APRESENTAÇÃO
Carro e fábrica
1) O Novo Troller T4 foi apresentado ontem, na fábrica de Horizonte, a jornalistas e convidados 2) O governador Cid Gomes conferiu espaço e interno do carro e diz que pratica off road 3) Após as mudanças, a planta produzirá 2.640 carros por ano - ante os 1.200 produzidos anteriormente 4) A Ford diz que o novo Troller T4 foi pensado para atuar em diversos segmentos off road
Links: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/07/18/noticiasjornaleconomia,3283951/troller-reinaugura-fabrica-no-ceara-e-apresenta-novo-t4.shtml
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/07/18/noticiasjornaleconomia,3283952/o-novo-troller-t4-esta-mais-versatil.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário