Nona edição traz marcas de produtos e serviços que estão na cabeça dos consumidores. O POVO, Coca-Cola e Oi são algumas delas
Andressa Bittencourt (andressabitten@opovo.com.br)
“Qual a primeira marca que vem à sua cabeça quando se fala em...?” foi a pergunta feita a 602 residentes em Fortaleza, com 16 anos ou mais, acerca de 31 segmentos de produtos e serviços. A Top of Mind está na sua 9ª edição, tendo sido precedida pela pesquisa Marcas do Ceará, também feita pelo Instituto Datafolha, sob encomenda do Anuário do Ceará, e publicada em 2002 e 2004.
“A importância (da Top of Mind) é levantar as marcas que estão na cabeça e no coração dos pesquisados. É óbvio que os resultados apontam o sucesso das marcas e das empresas. Daí o grande interesse por eles”disse Fábio Campos, editor-geral do Anuário do Ceará.
Pelo 9° ano consecutivo, a Coca-Cola ocupa o posto “Top do Top”, sendo este ano, junto com a Omo, a marca mais lembrada entre todos os segmentos.
“Este resultado tem uma importância imensurável, pois coroa os investimentos crescentes que temos feito no mercado, o que demonstra que estamos no caminho certo”, afirma Bernardo Legey, vice-presidente Comercial da Solar Coca-Cola, engarrafadora do refrigerante no Nordeste.
Na categoria Comunicação, o jornal O POVO ocupou mais uma vez o primeiro lugar, com 58,2% de recall, cinco pontos percentuais a mais que na edição anterior.
O diretor geral do Instituto Datafolha, Mauro Paulino, explicou que todo o processo de avaliação passa primeiro pela lembrança do consumidor. “Esse é o conceito básico de marketing. Um crescimento na Top of Mind significa um resultado de sucesso”, diz.
Para a professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, Sílvia Belmino, a pesquisa impulsiona a melhoria das estratégias comunicacionais das empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário