sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

BRINDES. Produtos gratuitos que geram bons lucros

Microempresários faturam carregando carregando a marca de outras empresas em seus produtos

Andressa Bittencourt (andressabitten@opovo.com.br)



Marcos Michels, da Redd Fortaleza, esta há dois anos no mercado e faturamento chega a R$ 90 mil. Orestes Pena, da MaxBrindes, produção voltada para bolsas e sacolas. Fotos: Mauri Melo.


Receber brindes de empresas, como canetas, chaveiros e bloquinhos, é comum em nosso cotidiano. O que pouca gente imagina é que o negócio por trás da entrega de tais produtos pode ser bastante lucrativo para microempresários.

Marcos Michels, 47, abriu há dois anos a Redd Fortaleza, filial da empresa paulista Redd Promocional. O investimento inicial de R$ 45 mil foi rendendo frutos e, hoje, após conquistar a clientela de grandes empresas locais e nacionais, o faturamento com a produção de brindes é de cerca de R$ 90 mil por mês.

A atividade consiste em negociar com os clientes que desejam fazer encomendas, importar os produtos já prontos e enviá-los ao parque industrial de gravação em São Paulo, onde há a fixação das marcas nas peças. Os brindes são entregues aos clientes em mãos e dentro do prazo combinado.

Marcos afirma que o diferencial da Redd é a diversidade de produtos. “Fazemos brindes que variam de R$ 1,50 a R$ 300. Atendemos desde borracharias até os maiores grupos empresariais do estado”. Para ele, a vantagem do mercado local é a extensa demanda durante o ano inteiro.

Com a chegada da Copa, a Redd prepara novidades para os fregueses mais ousados. Trata-se de um “porta-latas” que lembra as mãos do personagem de quadrinhos O Incrível Hulk. “Pulseirinhas e chaveiros são lugar-comum. Procuramos fazer produtos diferentes, que chamem a atenção. O cliente gosta de novidade”, diz Marcos. No rol de itens comercializados pela Redd estão canetas, pen drives, cadernos, garrafas e bolsas.

A criatividade, aliás, é o “segredo para o sucesso” na produção de brindes, segundo o especialista em pequenos negócios José Oriá Serpa Filho. O consultor do Sebrae afirma que, para se destacar no ramo, é necessário entender de gestão financeira, especializar-se, conhecer o mercado e a concorrência, além de pôr o público-alvo em primeiro plano. “O empreendedor deve ter empatia, se colocar no lugar do cliente”. diz.

Tais ensinamentos são seguidos à risca por Orestes Pena, 50. Dono da MaxBrindes, ele garante que conhecer o mercado é essencial, e a especialização em determinados produtos pode ser vantajosa. A venda de, principalmente, bolsas e sacolas retorna à empresa até R$ 50 mil por mês.

Para os eventos esportivos que virão, as perspectivas são boas. “O ano já começou diferente dos outros, com volume maior de negócios em razão da Copa”, afirma. (Andressa Bittencourt, Especial para O Povo)



Romênia: sonho realizado. Foto: Divulgação.
EM TRÊS MESES
Faturamento aumentou com ajuda das mídias sociais


Após assistir a uma reportagem sobre o setor de produtos personalizados, Romênia Azevedo encontrou o que estava procurando. A administradora de 33 anos foi a São Paulo fazer cursos e adquirir o maquinário para a produção de canetas, sacolas, mousepads, entre outros itens.

Com um investimento de R$ 70 mil, Romênia abriu a Forbrindes, há apenas 1 ano. Os seis primeiros meses foram dedicados ao planejamento de vendas. Antes, a divulgação era feita via panfletagem. Agora, com a ajuda das mídias sociais, a empresa viu o faturamento quase quadruplicar em apenas 3 meses.

A administradora afirma que os objetivos da Forbrindes são fidelizar clientes e primar pela qualidade dos produtos. “Busco inovar todos os dias, produzir algo diferente e a um custo atrativo. Eu não vendo brindes, vendo produtos que levam a marca dos meus clientes”, diz. Com um faturamento de R$ 25 mil, os desafios da empresa são manter a variedade de insumos e agradar o público alvo. (AB)


DICIONÁRIO
Serigrafia - Impressão feita principalmente em tecidos, como em camisetas e sacolas. A imagem é transferida ao material por meio do vazamento da tinta através de uma tela de seda, nylon ou poliéster.

Tampografia - Impressão em baixo-relevo que consiste na transferência de tinta para a peça por meio do tampão, espécie de almofada de silicone. O processo pode ser feito em superfícies lisas ou irregulares.

Sublimação - Impressão feita por meio de prensas térmicas, nas quais a tinta do decalque (transfer), em contato com o material, passa de sólida para gasosa, “carimbando” a peça. Pode ser feita em tecidos e porcelana.


DICAS
Conselhos para quem deseja entrar no ramo:

1.
Conhecer o mercado consumidor e os concorrentes;
2. Definir os itens a serem comercializados e se especializar na produção específica;
3. Qualificar-se em cursos de gestão financeira e orçamentária;
4. Para os empreendedores individuais: Dividir as finanças da casa e as da empresa;
5. Ser criativo e buscar inovação de produtos;
6. Lançar mão da publicidade e do marketing digital;
7. Colocar-se no lugar dos clientes, imaginando o que eles desejariam consumir;
8. Evidenciar os serviços da empresa em redes sociais, centros comerciais e onde há fluxo de empresas e pessoas, como nos shoppings.
Fonte: Sebrae



SERVIÇO
Redd Fortaleza
Av. Julio Abreu, 160, sala 602, Varjota
Tel: (85) 3181.6464
Rua Princesa Isabel, 690, Centro
Tel: (85) 3091.5200 / 3246.2356

Forbrindes
Tel: (85) 3238.8040 / 8580.1155
www.forbrindes.com.br

J&J Brindes
Tel: (85) 3063.1878 / 8578.8593
www.brindesemfortaleza-ce.com.br

Sebrae
Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema
Tel: (85) 3255.6600
www.sebrae.com.br


Links:http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/02/22/noticiasjornaleconomia,3210531/produtos-gratuitos-que-geram-bons-lucros.shtml
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/02/22/noticiasjornaleconomia,3210537/faturamento-aumentou-com-ajuda-das-midias-sociais.shtml

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