Andressa Bittencourt (andressabitten@opovo.com.br)
![]() |
| Obras "Moça dos Olhos Garços" (acima) e "Do Azul Tardio". Fotos: Divulgação |
No dicionário, o termo “silêncio”, dentre outros significados, tem o sentido de “ausência de comunicação”. No entanto, há quem diga o contrário: o silêncio fala, faz refletir e convida para um diálogo. Essa é a constatação do artista visual Rian Fontenele, que abre hoje a exposição O silêncio que nos veste e a promessa de quebrá-lo. A mostra reúne pinturas e desenhos, e visa a evidenciar a necessidade de compreensão e vivência do silêncio.
Segundo Rian, a exposição é um convite para contemplar as diversas faces e funções do silêncio. “Eu trago o exercício do silêncio, mas não o silêncio estático, vazio, e sim o prólogo para a ação. É o silêncio que antecede o argumento, um silêncio intenção, de imersão, de mergulho, não de relaxamento”.
O artista destaca a importância do silêncio para a consciência de si mesmo. “Nada é mais convidativo para se perceber presente no mundo que pelo silêncio, mesmo que seja pelo ínfimo instante. Isso sempre foi um desafio para mim, estar comigo para estar com o outro”, afirma. “O silêncio é algo muito necessário, e as pessoas não percebem. Há muito ruído.”
Apresentando cerca de 30 obras inéditas, o artista expõe uma nova fase de seu trabalho. Nem colorido, nem monocromático, Rian explora as tonalidades do nanquim. “É um outro momento do que eu venho tentando nos últimos anos, saindo da tinta espessa do quadro e colocando mais luz. É uma obra mais limpa, utilizando o mínimo de material possível.”
Além da pintura, a mostra traz outra paixão de Rian: a literatura. Uma das obras é inspirada no livro Todos os Poemas, de Paul Auster. O diálogo entre as expressões artísticas, para o artista, é essencial. “O discuso do meu trabalho passa pela literatura, pela poesia. A palavra está cada vez mais presente na minha obra. Isso serve como um gatilho para o meu trabalho.”
Rian Fontenele é filho de escultor e neto de artesão. Nascido na cidade de Ubajara, em 1977, desde cedo se dedica às artes. É arquiteto por formação e artista visual. (Andressa Bittencourt - Especial para O POVO).
SERVIÇO
Nova exposição de Rian Fontenele
Quando: abertura hoje, às 11h.
Onde: Galeria Mariana Furlani (rua Canuto de Aguiar, 1401).
Outras informações: 9988 2050 / 3081 6976.
Nova exposição de Rian Fontenele
Quando: abertura hoje, às 11h.
Onde: Galeria Mariana Furlani (rua Canuto de Aguiar, 1401).
Outras informações: 9988 2050 / 3081 6976.

Nenhum comentário:
Postar um comentário